Gêneros jornalísticos

Informativos

Notícia x Reportagem

Noticias – Definida tanto por autores como pelos jornalistas através de critérios de seleção dos acontecimentos. Mario Erbolato afirma que a noticia deve ser recente, objetiva e ter interesse público. Já Nilson Lage afirma: “poderemos definir noticias como o relato de uma série de fatos a partir do fato mais importante, e este, de seu aspectos mais importante” (1979). O Manual de redação da folha de São Paulo aponta que a noticia é a “informação que se reveste de interesse jornalístico; puro registro dos fatos, sem comentários sem interpretação”. 

Reportagem – Nilson Lage define bem em ideologia e técnica da notícia: “compreende desde a simples complementação de uma notícia – uma expansão que situa o fato em suas relações mais óbvias com outros fatos antecedentes, conseqüentes ou correlatos – até o ensaio capaz de revelar, a partir da prática histórica, conteúdos de interesse permanente” (1979). Já sua obra Estrutura da notícia ele asserta: “a reportagem não cuida da cobertura de um fato ou de uma série de fatos, mas do levantamento de um assunto conforme ângulo preestabelecido” (2002). 

O anual de redação e estilo de O Estado de São Paulo, diferencia notícia de reportagem pelo conteúdo, extensão e profundidade. “A notícia, de modo geral, descreve o fato e, no máximo, seus efeitos e consequências. A reportagem busca mais: partindo da própria notícia, desenvolve uma sequência investigativa que não cabe na notícia.

Sobre professormoisesmonteiro

Radialista, formado em comunicação social, professor e apaixonado pelas coisas boas da vida!
Esse post foi publicado em Faculdade Martha Falcão e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário